




é nOTÍCIA
ECONOMIA CRIATIVA DE RORAIMA- EXPECTATIVAS X REALIDADE

é nOTÍCIA
Protocolei na @assembleiarr uma Moção de Aplauso para Iolanda Makuxi, que há quase 30 anos trabalha para ajudar as comunidades indígenas de Roraima.
Iolanda também é uma propagadora dos conhecimentos tradicionais, especialmente na área da saúde.
Atualmente prepara-se para publicar uma obra sobre Curas Makuxi, com receitas que já circulam há várias gerações.
Iolanda é uma mulher que orgulha todas as mulheres de Roraima.
é nOTÍCIA
A Imigração Venezuelana e suas consequências para Roraima

é nOTÍCIA
Hoje a tarde foi o lançamento do Projeto do Portfólio da Economia Criativa e Bioeconomia de Roraima, o Instituto IETNOS junto ao Governo a institucionalização dos produtos e serviços dessas rúbrica , possibilitando a geração de milhares de postos de trabalho e renda.

é nOTÍCIA
Indígena Macuxi é a primeira vacinada contra Covid-19 em Roraima: 'quero ser exemplo'. Iolanda Pereira da Silva, de 45 anos, é parteira e também pajé de sua comunidade. Ela afirmou que produz remédios da medicina tradicional indígena e que quer ser um exemplo para que outros "parentes" não resistam à imunização"
Natural da Raposa Serra do Sol, ela faz parte da comunidade Uiramutã, localizada no município de mesmo nome. De 1993 a 2017, Iolanda atuou como agente de saúde na região e De janeiro 2018 a novembro 2019 foi coordenadora da medicina tradicional indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) leste.
Eu me sinto muito agradecida participando deste momento e sendo a primeira indígena, é muito gratificante. Eu trabalho com a medicina tradicional indígena, faço remédios, e por mais que façamos isso e conseguimos ajudar nossos parentes [outros indígenas], este é um momento em que posso representá-los e ser exemplo para que todos não resistam e aceitem porque é uma coisa que o mundo estava esperando, é uma resposta para amenizar esta doença nas comunidades e em todo o país", disse pouco antes de ser vacinada.